Em 11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela era libertado da prisão de Robben Island, onde passou 27 anos preso. O ex-presidente sul africano será homenageado no parlamento sul-africano.
Há 20 anos, Nelson Mandela deixava o centro correccional Victor Verster, para onde havia sido transferido dezoito meses antes. Quatro anos depois Mandela viria a ser eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, cargo em que permaneceria até o final de seu mandato em 1999.
Diversas homenagens foram feitas diante da entrada do centro Victor Verster, transformado nesta quinta-feira em um monumento histórico. Na chegada ao parlamento sul-africano Mandela estava acompanhado de sua esposa Graça Machel e foi protegido do público devido ao seu frágil estado físico.
Após uma caminhada que refez o caminho de Mandela quando ele deixou a prisão Victor Verster, políticos e veteranos da luta contra o apartheid se reuniram próximo a uma estátua que o representa dando seus primeiros passos de homem livre, com o punho erguido em sinal de vitória.
Fonte: Esquerda.Net
VIVA MANDELA !
Nenhum comentário:
Postar um comentário