A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou a lista dos 10 autores contemplados com a Bolsa de Criação Literária 2009. Cada um deles receberá prêmio no valor de R$ 30 mil.
Por meio desta iniciativa, a Fundação impulsiona a produção de textos literários inéditos, oferecendo a escritores de todo o país condições materiais para que possam desenvolver seus trabalhos.
Nesta terceira edição do programa, foram recebidos 1.046 projetos. A análise do material coube a uma comissão externa, composta por cinco membros de notório saber na área literária: Ângela Dionísio Paiva, Márcio Araújo de Melo, Regina Lúcia Péret Dell'Isola, Álvaro Costa e Silva Filho e Elga Ivone Perez Laborde Leite.
Durante o processo seletivo, foram julgadas a originalidade do projeto, a qualidade da proposta e a metodologia do trabalho. Em breve será anunciada uma relação de contemplados suplentes, beneficiados por um aporte extra de recursos que o Ministério da Cultura destinará à Fundação.
Os contemplados da região norte foram Edgar Jesus Figueira Borges, com o projeto Sem grandes problemas e Isadora Octavia Frederica Augusta Avertano Rocha, com Invasão pret-à-porter.
O Edgar Borges é jornalista, cronista, com aspirações de ser poeta. Radicado em Boa Vista - Roraima.
"Ganhar um prêmio, independente de qual fosse o valor, era uma das minhas metas para este ano. Depois de algumas participações sem êxito em festivais de música, concursos de poesia e de provimento de vagas (em busca de um salário maior), a bolsa da Funarte reergue meu orgulho índio e me estimula a continuar escrevendo micronarrativas (ou microcontos, outro nome que se dá à mesma levada literária que apresentei como proposta ao pessoal de Brasília)."
(Ver mais em http://edgarb.blogspot.com/)
Já a paraense Isadora é advogada e neta de Avertano Rocha, ex-presidente da Academia Paraense de Letras e filha do também acadêmico Octavio Avertano Rocha, ocupante da cadeira nº 37 daquela instituição.
Postado no Confraria d'A Cova dos Poetas
Nenhum comentário:
Postar um comentário