http://twitter.com/alcirfmatos

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Odò ìyá

Pela tradição mitológica africana, os deuses se revezam de tempo a tempo na regência do equilíbrio das forças naturais dos mundos. No mundo ocidental, essa tradição se personifica no período que o calendário gregoriano estabelece como um ano. Assim, no Brasil é comum no final de cada ano os praticantes dos cultos afro religiosos, em suas mais diversas manifestações, procurarem saber qual o Orixá que regerá o novo ano.
Descendente de Zézinho da Boa Viagem, que foi iniciado no Candomblé pelas mãos de Tata Fumutinho , também assumindo as tradições da Nação Jêje, fiquei muito feliz ao descobrir que 2.010 será o ano de YEMANJÁ.
Yemojá, majestade dos mares. Senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a Rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família, também atua organizando e dando sentido ao grupo, transformando a convivência em comunidade num ato familiar; criando raízes e dependências; proporcionando o sentimento de irmão pra irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai para filho, ou de mãe para filho e vice-versa.
Por isso, para nós – militantes de movimentos sociais – que preponderantemente atuam e convivem com os mais diversos grupos sociais, 2010 ANO DE YEMANJÁ será muito importante por ser um ano de aparente tranqüilidade, mas que deve ser um ano de resultados, onde poderá ser colhido o que foi trabalhado nos últimos anos.
Usando uma figura de linguagem, seria o ano em que tudo que se esconde no fundo do mar salgado pode aflorar da aparente calmaria na superfície.
Quem puder, inicie 2010 numa praia de água salgada (ou mesmo de rio) vestindo roupas claras: branco – azul claro ou prata.
E BOM ANO NOVO PARA TODOS E TODAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário